sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2. AS FERRAMENTAS QUE POSSUIMOS PARA CRIAR - Parte 2

2.1          DECLARAÇÃO

Quando estamos desenvolvendo um programa, usamos metodos pré-estabelecidos, mas principalmente a nossa imaginação.
 É impossível colocar um pneu de carro, sendo que este pneu não exista? A questão de dizer que certa coisa não existe e análogo a fazer um programa sem criar as variáveis,(constante e tipos) que serão necessários no programa. Podemos dizer com isso que o programa só trabalha com objetos criados, isto é, objetos que existem, objetos declarados.

2.2          CONSTANTE

O termo constante  diz respeito a um objeto semelhante a variável, porém como o nome diz ele se mantém constante do início ao fim do programa. Baseado no exemplo da injeção eletrônica,  podemos dizer que a mangueira de combustível, que não foi citada mas que é lógico que necessitamos dela para o transporte de combustível, é uma constante pois após ela existir, isto é, ser declarada e de ser especificado a suas propriedades, no caso o comprimento, esse valor se mantém constante no decorrer do funcionamento do sistema de injeção. Imaginem tentarmos colocar uma mangueira menor ou maior com o motor funcionando, não é possivel. Desta forma, o valor constante é atribuido uma só vez, geralmente no início do programa.

Pelo exemplo 2
Se fossêmos analisar conforme o exemplo da panela o anel de vedação da tampa poderia ser uma constante, pois  é definido o seu tamanho, e no momento em que fechamos a panela mantendo este formato até a próxima operação, é impossível alterar as suas características com a panela em funcionamento,  analógicamente, poderíamos dizer que o valor constante é atribuido uma só vez, geralmente no inicío do programa.

2.3          VARIÁVEL

O termo variável de um programa diz respeito aos objetos que usaremos para captarem os dados digitados. Por exemplo, o termo variável é usado para expressar que este objeto no decorrer do programa poderá ter seu valor alterado diversas vezes. Em nosso exemplo as variáveis eram os sensores, e os valor que ela captava, e continha em seu poder eram os dados, que eram transmitidos imediatamente ao processamento central. Este, com os valores realizava o processamento adeguando para uma boa economia de combustível.


2.4          ATRIBUIÇÃO


As variáveis após serem declaradas elas necessitam capturar os dados necessários para o processamento futuro destes, esta captura de dados é chamado atribuição, e significa que iremos atribuir um valor a uma variável.
A atribuição de uma constante é feita geralmente no inicio de um programa e o valor atribuido não é alterado no decorrer do programa, ao contrario das variáveis que irá trabalhar como os sensores do sistema de injeção eletrônica do carro constantemente pegando dados novos e fornecendo-os ao processamento.
Usando a linguagem pascal como exemplo podemos atribuir valores as variáveis da sequinte forma.

TemperaturaDoOleo:=30;
TemperaturaDoAr:=28;
TemperaturaDaAgua:=15;

Em pascal as atribuições sequem as seguinte sintaxe.

<nome da variável> := <valor > ;

Primeiro especifico o nome da variável, coloco dois pontos e o sinal de igual, especifico o valor a ser atribuido  e coloco ponto e vírgula no final. Antes de atribuir um valor a uma variável ela deve existir, isto é deve ser declarada anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário