sexta-feira, 30 de setembro de 2011

1.2. O QUE UM PROGRAMADOR FAZ

Quando desenvolvemos um programa estamos externando a nossa criatividade em algo abstrato, em algo que não se pega, mas que ajuda muito as firmas em processos repetitivos, comparativos  onde uma grande quantidade de dados é usado, a máquina compara com maior velocidade, e analisa o que se pede com grande desempenho, sendo o homem o criador,  seu mestre, porém o programa nunca faz o que não é explícito mediante algoritmo.
 A comunicação programador e máquina é feita por determinada linguagem, a linguagem seria para nós, como a língua é para a comunicação entre os habitantes de uma região.
Cada região possue  característica própria da língua usada,  porém o conteúdo que a língua passa, é basicamente a mesma com meras alterações, mudando a forma de se pronunciar e se escrever, se todos soubessem todas as línguas seria mais fácil a comunicação, existe língua em que o vocabulário e pequeno sendo difícil para alguém que habita uma região em que a língua é diferente e  possui mais vocabulários, entender como pode esse tipo anterior  se comunicarem usando poucas palavras. Mas concorda que a conversa entre os habitantes em muitos assuntos são semelhantes mudando apenas a complexidade da comunicação.
A língua com pouco vocabulário é semelhante a linguagem de baixo nível onde deve-se escrever uma maior quantidade de palavras  para expressar algo, enquanto uma com muito vocabulário, semelhante a linguagem de alto nível, com poucas palavras pode-se  entender o que se deseja transmitir.
Usando essa analogia podemos dizer que no mundo da informática muitos falam línguas diferentes, mais realizam muitas vezes a mesma operação, podemos escrever um programa de cadastro de cliente em “linguagem de máquina“ podendo usar o assembler sendo este uma linguagem de baixo nível, baixo nível significa que a linguagem está mais próxima da máquina que do homem, esta linguagem é pouco legível mais é altamente eficaz para a máquina, ou o podemos escrever o mesmo cadastro de cliente em  Visual Basic que é uma linguagem de alto nível, isto é o seu algoritmo é mais fácil de ser entendido pelo homem que pela máquina, em assembler levaríamos meses e até mesmo anos enquanto que em uma linguagem como o Visual Basic levaríamos algo em torno de 30 minutos para desenvolver, porém uma linguagem de baixo nível roda bem mais rápida que uma escrita em alto nível e depois compilada, a compilação é a forma de tornar um programa fonte em linguagem assembler de forma que ele possa ser executado diretamente sem o auxílio de outros programas, os programas compilados são traduzidos de forma que quando a máquina quer executá-lo  não é necessário ajuda de outro  para realizar a tradução, tornando assim esse programas mais rápidos que os interpretados que são  executados com o auxilio de tradutores que trabalham cada vez que executamos o programa. Estes tradutores, são programas que auxiliam a execução, a linguagem que utilizam os interpretadores são, geralmente, mais lenta que as compiladas, pelo fato do fonte ter que ser traduzido toda vez que se necessitar rodar o programa.
O programador é semelhante a um arquiteto, ou um projetista de carro, este deve achar a solução mais eficaz para um determinado problema, sendo que o projeto deve ser robusto, rápido e que tenha um design arrojado de forma que o cliente se sinta satisfeito e indique o programa para terceiros, um bom programador é aquele que mostra a melhor solução ao seu cliente.
A criatividade é a melhor ferramenta para um desenvolvedor, desta forma a criatividade deve ser a mola mestra de um programador, pois através da criatividade podemos criar novos métodos e achar novas respostas para os problemas diários encontrados em nossos algoritmos.
O programador deve estar ciente de que os programas, terão erros e estes devem ser evitados, arrumados e se não for possível consertar o erro, que ele então seja encontrado e desviado para outras operações pré determinadas de forma a não comprometer a execução . 

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