sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2. AS FERRAMENTAS QUE POSSUIMOS PARA CRIAR - Parte 1

Quando escrevemos um programa os elementos que serão utilizados em seu interior devem existir da mesma forma que em uma sala para sentar em uma cadeira, ela deve existir. A questão de fazer existir um elemento, e em computação a declaração deste,  devem ter um estrutura pré estabelecida do que ele é por exemplo, se formos usar número podemos usar números inteiros ou reais, a escolha de um deles deve ser feita conforme a necessidade do programa, números inteiro ocupam menos memória portanto para o computador é mais rápido trabalhar com números inteiros, porem existe programas que necessitam de números reais, mas qual a diferença de um e de outro no programa?
Números Inteiros trabalham com valores inteiros, negativos nulos ou positivos, não podemos usá-los para representar uma fração por exemplo, o número inteiro tem um limite geralmente eles trabalham de -34000 a 34000.
Número Real trabalham com valores Reais, Inteiros, negativos, nulos, positivos. Os números reais possuem muito mais números disponíveis para a utilização que os inteiros, podemos usar fração por exemplo.
Pela matemática os números inteiros estão contido no conjunto de números reais, desta forma podemos tomar a nossa propria conclusão porque um necessita de mais memoria que o outro.
A especificação da utilização de números inteiros ou reais,  e feita da sequinte forma a linguagem em que estivermos  trabalhando possuem como característica própria a especificação de tipos que podem ser utilizado para a declaração, os tipos dizem o que os elementos declarados são, os elementos a serem declarados podem ser variáveis ou constantes conforme explicação feita anteriormente, geralmente as linguagem  permite ao programador criar novos tipos usando os tipos existentes, isso será especificado depois. Os tipo geralmente disponíveis são:

Inteiro
Real
Logico (Boolean)
Caracter (Char)
String

Explicamos anteriormente sobre os tipo inteiros e reais.
 O Tipo lógico ou booleano são utilizado quando o seu conteúdo será o valor Verdadeiro ou Falso usado em diversas operações de escolha, as variáveis lógicas sequem os teoremas, axiomas e postulados, usado em lógica ou eletrónica digital.
 O tipo caracter  é utilizado para guardar um valor alfanumérico que esteja contido na tabela ASCII, os valores alfanuméricos são por exemplo: “Casa”, “Terreno 897”.
O tipo string aceita o valor alfa numérico, e neste tipo eu posso especificar o tamanho que ele deve ter, assim não desperdiçando memória.
Após termos visto quais são os tipos, e sabermos a necessitade primordial que é declarar um elemento como variável ou constante para ser usado no programa,  devemos saber como declarar.
Usando a linguagem pascal como exemplo podemos declarar variáveis desta forma.

VariávelLogica:Boolean;
VariávelCaracter:Char;
VariávelString:String;
VariávelNúmeroInteiro:Integer;
VariávelNúmeroReal:Real;

Em pascal as variáveis para serem declaradas seguem as seguinte sintaxe.

<nome da variável> : <tipo da Variável> ;

Primeiro especifico o nome da variável coloco dois pontos, especifico o tipo e coloco ponto e vírgula no final.
Logo a frente teremos mais informações sobre declaração no momento em que realizaremos a criação de um programa completo de cadastro de cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário